23 janeiro 2016

Raízes Profundas Para Uma Vida Longa

Belíssimas raizes desta árvore na praça de Itajubá, mG


Tomei um taxi e para meu encanto o motorista era um senhorzinho (bem mais velho que eu) de origem lusitana. Começamos a conversar como faz a maioria dos usuários de taxi.,
Disse a ele que era descendente de portugueses e que pensava em daqui a uns anos mudar para Portugal com minha mulher para viver uma velhice mais tranquila, já que considero a atenção e o respeito ao idoso no Brasil um fiasco.
Mas disse-lhe também que tinha receio porque por mais que fosse descendente luso minhas raízes eram brasileiras. E ele me respondeu:
-Não, suas raízes estão lá. O que o senhor tem aqui são os ramos: filhos, netos, genros, sobrinhos...
Fiquei pensando no assunto e ao passar por um parque no Rio reparei nas raízes desta árvore da foto acima . Ela é de origem africana, mas vejam como lançou raízes em terras brasileiras. Suas raízes alongam-se nas quatro direções, aos quatro ventos, agarrando-se firmemente à terra e sustentando seu tronco, seus ramos, folhas e frutos...
O meu avozinho português talvez esteja equivocado: minhas origens são portucalenses, mas com o tempo a gente vai lançando raízes na vida, fincando-as bem fundo: são os nossos atos, afetos, laços de sangue, momentos felizes, lembranças tristes...tudo isto cria raízes profundas e sustentam uma vida longa e fértil.
Ao olhar para o passado, agora que me chegou a velhice, vejo quantas raízes cresceram debaixo dos meus pés, plantados firmes na vida, aqui, no Brasil.
E você que me lê? Vai fincando suas raízes ou vai deixar que um pequeno vento te arranque para sempre deste solo?

(Curta meus videos no canal Sassarico do Bemvindo em https://www.youtube.com/channel/UCNrolXkC0mSiwf14BylXBEw e inscreva-se no Canal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.