15 maio 2015

Quando Aplaudir um Filme Dava Cadeia



compagni Quando Aplaudir um Filme Dava Cadeia
Marcello Mastroiani protagonizava "Il Compagni"

Para os que não viveram a Ditadura no Brasil é bom que saibam que jamais foi um belo tempo. Por pior que seja o sistema democrático ainda é o melhor dos mundos.
Pois foi na Ditadura que vi dois filmes que marcaram minha vida, um deles foi “Teorema”de Pier Paolo Pasolini, e o outro “Os Companheiros” (Il Compagni) do italiano Mario Monicelli, que tem na data de hoje o seu centenário de nascimento.
Monicelli foi um dos mais importante cineastas italianos.
“Os Companheiros” falava de greve e de um líder grevista na Itália. Belíssimo filme em preto e branco lotava as salas especializadas em filmes de arte.
Ao final a plateia aplaudia a obra e sabem o que acontecia? A PM armada de metralhadoras entrava pelo cinema à dentro, luzes da plateia acesas e tirava todos os espectadores debaixo de armas. Levava para fora e ali a polícia política (DOPS) iniciava uma triagem para averiguar suspeitos da “subversão” de terem aplaudido um filme.
Aí começava outra sessão do filme e novas prisões ao final.
Sobretudo para a garotada que não viveu a Ditadura e vive apregoando que seria melhor uma intervenção militar das FFAA no Governo o melhor é dar uma pensada como seria hoje o lazer, a Internet, os jornais, revistas, os livros, os filmes e o teatro e shows sob uma ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.