06 maio 2015

Orson Welles,O Cidadão Kane

kane Relembrando Orson Welles, o Cidadão Kane
Em "Cidadão Kane"
O dia de hoje marca o centenário de nascimento de um dos ícones da cinematografia mundial: Orson Welles.
Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão de rádio intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal "pegadinha". A fama do jovem Welles começava.
Depois foi para o cinema, onde dirigiu e atuou em 1941 na sua maior obra: O Cidadão Kane.
Esteve no Brasil pela década de 50 para fazer inserções do carnaval carioca num longa que ficou inacabado porque a RKO mudou tudo e sequer lhe pagou pelos direitos da ideia original.
Foi casado com a atriz Rita Hayworth, e atuou como ator em muitos outros filmes, e mesmo em pequenos papéis era um mito, um destaque que chamava a atenção dos críticos e espectadores.
Faleceu aos 70 anos de ataque cardíaco.  Uma de suas frases diz o que ele pensava sobre a profissão de ator: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.