22 maio 2015

A Escorregadia Credibilidade das Mídias, Eletronicas ou Não


Há uns 4 anos as Redes Sociais repercutiram matéria da "séria" Carta Capital que dizia que Fidel estava agonizando e que o Bispo tinha apenas mais tres meses de vida com câncer no pâncreas. Estão aí, mais vivos que nunca. Agora o factoide é  que o medíum João de Deus toda semana vai a Lula pra cura-lo de um cancer...

Rede é muito importante para a comunicação e para a informação. Importante sobretudo para a Democracia.
Mas padece de um mal terrível: qualquer boato, montagem, notícia falsa, brincadeira de mau gosto, é levada a sério, vira motivos de discussão, de brigas, de pessoas tomando partido, fazendo julgamentos a partir de factoides etc..
Para comprovar isto há semanas atrás noticiei a morte de um tal tio meu -  tio Janjão – personagem fictício. O assunto de seu velório, enterro, desenterro, cremação, durou dias de mensagens e sérias discussões na Rede. Nunca existiu tio Janjão.
O mesmo acontece com a casa de Lula ou do Bispo Macedo na Flórida ou em qualquer lugar do mundo.  Factoide sem pé nem cabeça, mas nos quais uma imensa maioria de ingênuos acredita que aquelas casa vazias, sem nenhum indício  que comprove a verdade dos fatos acima citados. OU a notícia de que o Governo vai confiscar a poupança. Ou que a China vai dominar o Brasil.
Há vídeos fakes criados especialmente para criar celeuma e audiência na web.
Eu, quando recebo uma notícia, qualquer que seja procuro checar antes de pagar o mico de estar discutindo o nada, uma criação fantasiosa de uma mente bem-humorada ou cínica, que também é outra forma de humor.
Às vezes a notícia plantada como verdadeira provoca perdas irrecuperáveis, como a falsa reportagem sobre os supostos pedófilos diretores da Escola de São Paulo que tiveram a vida arruinada apenas para satisfazer uma mídia sensacionalista.
Devagar com o andor pessoal.  Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que se diz na Rede é verdade.
Deixem de neurose. Sabem a diferença de neurótico, maluco e normal? O normal sabe que dois mais dois são quatro; o maluco tem certeza absoluta que dois mais dois são cinco. Já o neurótico sabe que dois mais dois são quatro, mas ele fará o possível para tentar ser possível dois mais dois serem cinco. Assim são os que sabem que o factoide é mentira, mas fazem de tudo para que seja uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.