26 fevereiro 2015

Porrada de Rua: Muita Calma Nessa Hora

       A greve geral britanica de 1926 foi à custa de muitos enfrentamentos com a Direita e a Polícia

Em 1963, antes do Golpe Militar vivíamos um arremedo de democracia. Mas os fascistas da UDN já agiam como agem hoje: era comum escaramuça, pancadarias, enfrentamentos nas ruas entre socialistas e fascistas. Lembro-me das DISCUSSÕES NO “SENADINHO” NA ESQUINA DA Rua da Assembleia com a Rio Branco. Juntava muita gente pra discutir política na banca de jornal. De repente os ânimos esquentavam e os provocadores de Direita de sempre partiam pra violência, eram rechaçados. Aí era a hora do DOPS da Guanabara – de Carlos Lacerda- entrar em ação, Prendia os da esquerda e liberavam os da Direita, geralmente agentes do MAC – Movimento Anticomunista, e do CCC – Comando de Caça aos Comunistas.  E por comunistas entenda-se qualquer pessoa  que ousasse defender João Goulart e as conquista populares.
Na Inglaterra em 1920 as mesmas coisas: enfrentamento entre socialistas e fascistas em todas as manifestações.
Na Alemanha pela mesma época era igual.
E sempre a imprensa ou os comunicadores do sistema da época a divulgarem falsidades e  a plantarem  boatos para enganar a massa.

Ou seja: não muda nada, desde os tempos de Roma Imperial  (talvez antes ) a  prática política é a mesma, e sempre quem se lasca é o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.