05 novembro 2014

A Corte de Ricardo III - Aécio, Aloysio, Goldman, Bolsonaro et Caterva.



Continuando a série de artigos baseados na analogia entre a milenar cultura da Humanidade e a imediata política tupiniquim, volto hoje a Shakespeare.

Dentre as tragédias de Shakespeare creio que a mais intriguenta, a que denota maior inveja entre as personagens, e maiores crimes sugeridos e perpetrados contra o Poder vigente é "Ricardo III", o Rei que acabna perdido no campo de batalha gritando "meu reino por um cavalo".

Relembrando:  Ricardo, Duque de Gloucester, inicia a peça em um monólogo no qual fala do fim da guerra, da paz que então impera na casa real inglesa e de seu descontentamento pelas festividades nas quais não pretende engajar, por se sentir desfavorecido pela sorte – refere-se à sua deformidade física e aos insucessos amorosos. Deixando claros de imediata a inveja e o ódio que a rejeição lhe traz.

Ele fala de sua sede de poder e dos ardis que criou para jogar o irmão George, Duque de Clarence, contra seu outro irmão, o rei Eduardo IV . Jogou irmãos contra irmãos, em nome do seu Poder a qualquer preço.

Daí em diante sucedem-se atos de vila nia sem igual, tudo pelo Poder.

O PSDB tem agido como a corte de Ricardo III. Tem cutucado a onça com vara curta; tem alimentado a idéioa de impeachment  da Presidenta legalmente eleita, a lisura das urnas, e a intervenção dos duques militares do Exército, açodados por Bolsonaro  e outros telhados.

Na obra Walt Disney há o desenho "O Aprendiz de Feiticeiro"com Mickjey Mouse. No desenho o rato apanha muito para aprender os feitiços. Mas os líderes do PSDB já são um puquinho velhos para confundirem o Brasil com um desenho animado; para serem aprendizes de feiticeiros, ou para tentar substituir a Democracia por práticas e fórmulas mágicas.

O golpismo está sempre presente em Ricardo III. E ultimamente, no Brasil -  não na Inglaterra - manifesta-se nas palavras dos opositores derrotados.

Ao alimentarem o desejo do impeachment e do golpe militar - direta ou indiretamente -  Goldman,Aloysio, Aecio,  Carlos Siqueira e  lobões azedos, ou azevedos,  podem vir a gter o fim de  Ricardo: abandonados no campo de batalha clamando por um cavalo para fugir do próprio monstro que estão ajudando a criar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.