29 maio 2014

O Dragão da Maldade Invadiu a Granja Comary




quixote O Dragão da Maldade Invadiu a Granja Comary


Na sala de ginástica do meu prédio, vejo no jornal da tv professores universitários hostlizando o ônibus e a seleção brasileira que tenta sair para a Granja Comary e concluo que Cervantes está mais vivo que nunca.
O imortal escritor espanhol, autor do também  imortal "Dom Quixote" nem precisava estar ali para ver a sua obra confirmada.

Nela,  Dom Quixote - o Cavaleiro da Triste Figura -  ataca moinhos de  vento sonhando serem eles cavaleiros inimigos.
Mas em Cervantes, Quixote, era justificado  por ser um romântico  visionário e ter visões que não condiziam com a realidade.

"Fumaram algum estragado" - disse ao meu lado  Ronaldo, o meu vizinho idiota,  enquanto devorava doces e farinhudas  brevidades vindas de São joão Del Rey. Da minha doce Minas Gerais.

Mas junto com Quixote veio-me também à mente os índios norte americanos atirando flechas nas locomotivas que cortavam o Oeste .
Trabalhadores europeus destruindo as máquinas como se elas fossem as culpadas pelo trabalho escravo do seculo 19.
Veio-me ainda à lembrança a idiotice do meu vizinho Ronaldo, pois este  quando  se lhe  aponta uma estrela ele olha para a ponta do dedo.

Mas se Ronaldo, meu vizinho, é um idiota consagrado  pelos tratados de medicina e motivo de compaixão,aqueles mestres,  por outro lado - em tese -  são considerados sábios e lúcidos.
Por  que  a Seleção Brasileira, composta por esportistas profissionais deve ser hostilizada pela greve deles? Seria ela  um exército invasor ameaçando a donzelice das Garotas de Ipanema?
E o veículo sobre rodas? Seria um Dragão da Maldade a ser combatido numa Cruzada pela Santa Cátedra?

"Saber lutar, por si só, já é vencer". Diz o verso da poetisa mineira Rosa Berg.
Se não souber conduzir a luta, não está sabendo lutar. Não saberá vencer.

" - Depois o alienado sou eu!" . Exclamei incontido.
"- Né não, eles é que fumaram um estragado", repetiu pastoso ao meu lado Ronaldo,  o vizinho idiota.

Apesar de Quixote, dos índios, dos revoltados, e da idiotice do meu vizinho Ronaldo,  ainda assim continuamos a ter os moinhos,  as locomotivas, as máquinas, e as estrelas.
Da mesma forma, apesar dos surtos alucinatórios teremos a Copa.

" - Vou pro Uruguai, lá não tem estragado." Grunhiu Ronaldo quando acabou o telejornal. (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.