13 maio 2014

A Princesa Assinou Mas a Libertação Foi Fruto de Muitas Lutas



.200 anos antes Zumbi já lutava pela libertação do seu povo

Epa!!! Vamos dar uma relembrada  nesse negócio da Lei Áurea.

O fim da escravatura no Brasil não foi uma coisa assim de repente. Um ato de generosidade único da Princesa Regente Isabel.
O Brasil em 1888 era uma Monarquia Parlamentarista.
Havia um Parlamento com Câmara e Senado que faziam as Leis e o monarca referendava.
Contra a escravidão já  havia décadas de lutas, tanto sangrentas, sacrificantes, quanto em lutas politicas de bastidores.
Poetas e escritores, intelectuais e lideranças politcas, negros e brnacos, muita gente  empenhava-se há décadas pela Libertação.
O Poeta Castro Alves em 1869 clamava em versos:
"...Se existe um povo que  a bandeira empresta
para encobrir tanta infâmia e covardia,
antes te houvessem roto na batalha
que servires a um povo de mortalha ." (Navio Negreiro)

Muitas leis vieram antes da Lei Áurea, a pouco e pouco, e embora seja uma vergonha o Brasil ter sido o último País do Continente Americano a abolir a escravatura,  a economia já havia se preparado para abrir mão do trabalho escravo.

Assim, houve uma  Batalha das Flores, no Carnaval  de Petrópolis em 18 de fevereiro de 1888, tendo  à frente a Princesa Regente, comemorando sua adesão à causa abolicionista (tudo já havia sido arranjado nos bastidores, e a Batalha de Flores visava também contrapor-se ao Entrudo que era violento).
Depois do Carnaval a Câmara aprovou a Lei Áurea, e no dia 12 de maio de 1888 o  Senado também  aprovou e enviou à Pincesa Isabel,  que sancionou a Lei.

Porque do jeito que nos contam durante a  vida parece que de repente a Princesa que era uma menina  muito boazinha teve um ataque de mais bondade ainda e assinou a libertação geral dos escravos.
Que fique claro que foi um processo político longo, demorado, sacrificante. Nada de contos de fadas num reino mágico.

E a julgar pelos recentes atos  racistas ainda há muita luta pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.