26 abril 2014

Portugal: 40 Anos da Revolução dos Cravos

                                                                                                Esta foto tornou-se ícone da revolução dos Cravos

Hoje comemora-se 40 anos do fim da Ditadura em Portugal.
Foi a Revolução dos Cravos. O povo distribuía cravos aos soldados revolucionários.

Foram décadas de Ditadura, que tornaram à época Portugal um dos países mais atrasados e tacanhos da Europa. Parado quase na Idade Média.

Mais uma vez lutou-se pela Democracia. Pela Cidadania.
Oliveira Salazar era celibatário, de hábitos solitários, vivia só com uma empregada, um católico tão conservador que beirava a Inquisição.

Governou Portugal com métodos fascistas, declarou neutralidade durante a II Guerra (forma de apoiar Hitler)  mandou prender e assassinar opositores...enfim , tudo que se espera de um Ditador.

Para derrubar seu regime, que sobreviveu à ele (Já havia morrido quando houve a derrubada da Ditadura) filhos de democratas se alistaram no Exército Português, ocuparam cargos de oficiais, e depois de anos deste trabalho de formiguinha marcharam sobre Lisboa restaurado a democracia.

A senha para o movimento foi a música "Grandola, Vila Morena" proibida pela Ditadura de lá, e que foi tocada de madrugada numa das rádios portuguesas.

Isto ocorreu em 1974. O Brasil àquela época vivia a mais sanguinária das Ditaduras. A Revolução dos Cravos trouxe um alento a todos os democratas brasileiros de que nenhuma Ditadura é eterna, e que por mais erros , corrupções, injustiças que possa haver a Democracia ainda é o melhor sistema de governo.

Quarenta anos depois cantarolo a letra de "Tanto Mar" de Chico Buarque:
" Foi bonita a festa, pá, fiquei contente. Ainda guardo renitente um velho cravo para mim..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.