09 julho 2013

O Dia em Que SP Pegou em Armas!

sp Às Armas, Paulistas!              Cartaz contra a Ditadura de Vargas

Enquanto as grandes lutas e conspirações baianas, mineiras, gaúchas e pernambucanas foram pela República e pela Independência, as grandes lutas de São Paulo sempre foram pela Democracia e pela Constitucionalidade.

A maior delas comemora-se hoje,  9 de julho.  É a grande data paulista. Marca a Revolução Constitucionalista de 1932, ou como também se chamou "a Guerra Paulista".

Foi um  movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas -   que já se arvorava numa ditadura -  e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil .

No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos,sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.

Imaginem a cidade de São Paulo sendo bombardeada pela aviação do Governo Vargas?! Pois até por isso São Paulo passou para que dois anos depois de encerrada a revolução o Brasil viesse a ter uma nova Constituição.

Nesta revolução tiveram grande participação as mulheres paulistas que acorreram em apoio e solidariedade aos combatentes.

A história  desta luta heróica você pode pesquisar melhor consultando a Wikipédia: "Revolução de 1932". Mesmo resumido, o postado lá informa muito bem o que foi o Movimento Constitucionalista de SP.

Vale  apena ler para conhecer melhor o Brasil e nossa história.

mmdc Às Armas, Paulistas!
Os jovens mártires paulistas, assassinados num comício em 23 de maio, que foram o estopim para o Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.