06 fevereiro 2013

AS SUTILEZAS DA MALDADE


othelo Django e Othelo: o Mal em Ação
Outro dia  assisti um filme sobre a Segunda Guerra Mundial.

Revi a figura abjeta de Hitler e o genocídio cometido contra o povo judeu, contra os homossexuais, os ciganos e tantos outros.

Tocado pela emoção fico impressionado pelo tamanho das atrocidades que o ser humano pode cometer. Imediatamente lembro-me do genocídio no Camboja, do Khmer Vermelho, contra o seu próprio povo.

Das vítimas de Stalin...das bombas atõmicas sobe civis japoneses... dos mísseis sobre crianças palestinas...das torturas e assassinatos no Brasil, Argentina, Chile...do World Trade Center...e fico pensando sobre o Mal, sobre a maldade.

Mas esta é a maldade clara, o Mal em seu estado mais vulgar e grosseiro.

Porém e a maldade sutil, a "pequena" maldade diária, aquela que se esgueira por baixo das portas que nos defendem?

Aquela maldade sutil que penetra pelos nossos ouvidos que tornando-os como brechas em nossas defesas?

Quantos de nós identificamos de imediato esta maldade que vem disfarçada em palavras que farão efeito mais profundo que o napalm despejado sobre as crianças do Vietnam?

Essa maldade fere e mata o homem bom e pacífico que reside em cada um de nós.
Essa maldade entranha-se no espírito de cada um de nós e gera intrigas, brigas, invejas, explosões de ira, dissensões, facções, e podem levar aos mais baixos intintos do animal homem que se diz sapiens.

Você consegue identificar de pronto a língua venenosa que desfere contra ti e teus próximos o doce veneno que inebria e mata?

A maldade tem várias faces e muitas formas de ação.

Para fechar,  ontem revi "Othelo" de Shakespeare, um clásico do cinema com Orson Welles.  Revi a língua ferina de Iago que leva à perdição.

A maldade em "Django" é óbvia; em "Othelo" é sutil, insidiosa como a maldade diária da qual muitas vezes somos vítimas, sem armadura de defesa.
iago Django e Othelo: o Mal em Ação

Um comentário:

  1. Fui identificando,relembrando a medida que ia lendo todas estas maldades das quais sou e fui vítima,e das possíveis que já fiz...é cruel....fui gelando....,Desculpa nunca te li.Mas você toca tão profundo quanto interpreta.Abraço

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.