10 outubro 2011

O SEIO MATERNO: QUERO SER CHARLIE SHEEN


Todos sonhamos. Dizem que os jovens  tem o direito de sonhar. Os velhos  também.
Mas muito me dói ver  a ansiedade  de jovens levados pela fantasia de uma sociedade de consumo que acena com o sucesso imediato, a fama e o dinheiro em profusão, em troca até mesmo da alma  para que isto aconteça.

Relembro Fausto, de Goethe ou de Fernando Pessoa.

O meu ofício, o de ator, é alicerçado pelo conhecimento das técnicas, práticas, e sobretudo pelo repasse da memória do trabalho de centenas, milhares que nos antecederam.

Nosso oficio é artesanal por excelência. Nos  formamos como aprendizes orientados por severos  mestres.
Talento não se empresta, não se  compra. É Dom. A juventude arrivista, bonitinha, pode enganar em uma novela, em uma peça,  na seguinte já estará pagando mico  se não possuir a base do nosso ofício adquirida no estudo diário, na observação diária, na sensibilidade aguçada e na capacidade  permanente de ser penetrado pelo Espírito criativo.

Numa sociedade individualista por excelência todos precisam ser famosos, sob pena de não se considerarem alguém. Vivemos numa sociedade narcísica. Hoje todos, e sobretudo  os jovens ,são fascinados por si próprios. Narcisos, debruçam-se á beira de seus lagos e ali envelhecem  e envilecem mirando-se nas águas poluídas de uma poça espúria que é o apelo da vaidade e da sedução
Relembro Dorian Gray, de Oscar Wilde.

 Estava no tuiter quando um destes jovens pediu meu email. Disse que precisava falar comigo.
Reproduzo abaixo os diálogos que se seguiram, eles falam por si e complementam este post:

Jovem - “- Boa Tarde,eu faço curso de teatro, moro em São Carlos, SP,  mais gostaria de trabalhar em televisão é gostaria que você pudesse me ajuda com algum papel na televisão !”

Bemvindo - “Não sei como posso lhe ajudar. Sobretudo nos seus 15 anos. Termine seu curso, faça teatro, aprenda a profissão enquanto vc  encontra testes e oficinas de tv para fazer. Abs. Bemvindo”

Jovem - Você é ator é autor ,você poderia indicar eu pra algum autor de novela,já que você encontra os com frequencia ,é você e autor poderia me ajuda me colocando em alguma peça ou indicando eu pra autores !"

Bemvindo - “Lamento. Está fora do meu alcance. Vc tem apenas 15 anos, mora fora do eixo Rio /SP, as novelas da Record são feitas no Rio. Há uma montanha de atores iniciantes nesta sua faixa etária , não conhecemos seu trabalho ou recursos de talento, o mercado é escasso e portanto as indicações não funcionam deste jeito que vc sugere. Sugiro mais uma vez que termine seu curso, aprenda sobre a dramaturgia mundial, fazendo teatro, mude-se para Sp ou Rio, conheça o mercado, insira-se nele, e inscreva-se nos testes de elenco que sempre acontecem. Isto claro depois de já ter um mínimo curriculo para apresentar no teste. Ficou claro , amigo? Além do mais não sou a pessoa mais indicada para apadrinhar atores jovens que querem começar pela TV. Sou um homem de teatro. Mas como você é jovem tem o direito de fantasiar a fama e o dinheiro que, imagina-se, a TV traz. Abraços.
Bemvindo “

Aqui acabou a troca de emails. Ao não achar o seio materno para sugar,  a nossa criança deve  ter ido procurar outra “mãe”.

Tão diferente deste  outro email, de outro jovem, quase da mesma idade, que procura  de forma correta sua inserção no mercado. Leiam:

“Olá Bemvindo, boa tarde!
Tudo bem ?

Por aqui tudo, graças a Deus!

Após a  palestra  de hoje  quase fui falar com você, mas fiquei meio intimidado, até por não ser o lugar adequado.

Mas estou muito feliz, estou em uma fase boa, passei para a Martins Pena e estou cursando. Fiz também o tão desejado teste pra OFICINA DE ATORES da Record, estou aguardando resposta dos selecionados. E não esta nada fácil, noites pensando, orando... mas tenho certeza do que for pra ser, será! Tudo tem sua hora certa!

A direção foi do Bomtempo, eu não o conheço, mas percebi que é gente boa!

Estou lhe contando, porque  quero que saiba o quanto quero seguir esta carreira!

Fica assim Bemvindo, a melhor coisa de tudo é a gente poder fazer e viver da Arte!

Abraços meu caro, fique com Deus!”

Espero que este post oriente muitos jovens sobre o que, e como, desejam construir suas carreiras profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.