05 junho 2011

CENAS DA DITADURA - 05 - "O INCÊNDIO NO "APARELHO""

Durante a semana foram rodados as centenas de manifestos da "Frente de Esquerda Revolucionária" – FER .


Ficaram guardados na minha casa. Um apartamento onde eu morava com meu PAi, no Rio, após a morte da minha mãe.  Guardados no forno de um fogão 4 bocas.

Naquela noite de sábado, com meu pai viajando, este “revolucionário” que vos escreve, misto de profissional da luta com adolescente porra-louca, passou a ferro  a calça Levis branca, e partiu para uma farra orgíaca nas areias da Praia da Boa Viagem em Niterói.
Mas, oh, desleixo da juventude: esqueceu o ferro elétrico ligado.

Ao  voltar -   com a aurora -  deparo-me com a cena: guardas civis  à porta do apartamento. Dona Therezinha, a vizinha da LBV foi logo me avisando:
 -“Pegou fogo na sua casa”.

Quis entrar, um guarda me impediu.
-“Estamos aguardando a chegada de outros policiais”.
Mas um dos guardas falava comigo, em tom de brincadeira, usando o yorubá como linguagem. Eu sequer entendia o que falava, mas deduzi que a merda estava feita e que ele queria me avisar.
Pedi ao menos para entrar e pegar um casaco, pois estava frio. Eles confabularam, e o tal que falava uma língua estranha  me deu cobertura dizendo ao outro:
-“Ele é de menor...o negócio não é com ele... Pode entrar. Mas não mexa em nada.”
Entrei e  vi nosso “produto revolucionário” espalhado por toda a mesa da sala e pelas poltronas: centenas de  folhas com o título da FER.

Como o apartamento estava vazio na hora do fogo, os bombeiros reviraram tudo, inclusive o fogão para evitar explosão, e deixaram para o botim policial, os manifestos.
Disse aos guardas, quando percebi o “crime” exposto:
 “- Vou ali na padaria comprar pão, querem?”.
E fugi da cena, da Ilha, e da legalidade.

Meu pai  chegou de viagem , em casa , mais tarde e foi imediatamente preso pelos agentes do DOPS, levado para a Rua da Relação,  como “perigoso subversivo”. Coitado, logo ele que sequer sabia do que se passava e que jamais havia se metido com a resistência à Ditadura. Imaginem o choque .

Para a polícia estava claro que o “criminoso” era ele, não poderia ser o jovenzinho inocente da foto ao lado.

Próximo, “ÁRABES CLANDESTINOS, A POLOP, OS MICHÊS,  E EU”.

2 comentários:

  1. Vai imprimir em papel, não? Claro que o mimeógrafo está fora desta,mas, cara, realmente curti, muuuito bom, carrega a gente cada vez mais adelante (isto é um bom sinal). Seria interessante revelar algumas destas histórias e o pessoal enlouquecido para saber quem era a que foi comida, e coisas tais. Olha, dá muito samba, escrevo como leitor, nada sei de marketing editorial.
    Abraço
    nilo/POA

    ResponderExcluir
  2. Voltando ao post anterior , sobre a aéromoça . O ditado diz que "mulher de amigo é homem" , né ?Pois é , más quando se tem 14 , 15 , 16 anos , acrescenta-se mais um trecho ao ditado que fica assim : "mulher de amigo meu prá mim é homem , só como o c* " .
    Abraços .

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.