12 junho 2011

HUMOR OFENSIVO É A MÃE !!!


O Jornal “O Globo” de hoje traz matéria sobre o chamado  “ humor sem limites”.
Claro que como toda linha editorial, ouve quem lhe interessa para direcionar a matéria aonde quer.

Rafinha Bastos e Danilo Gentilli, pivôs de casos recentes de “mau humor”  , recusaram-se à entrevista. No que penso, fizeram muito bem.

Já postei  anteriormente, duas vezes, posicionando-me sobre o assunto. Soube até por fofoqueiros de plantão que o  jovem e amado Adnet teria ficado magoado comigo.  Se verdade, isso passa. Ele é o vitorioso. Eu, já sênior,  morro logo e ele vai viver muito ainda, graças a Deus.

Mas , tirante a análise econômica e marxista que fiz sobre o surgimento deste novo humor, a questão é muito simples:
Os EEUU , sociedade sabidamente  doente e pervertida, é hoje origem e berço embalado do humor de insultos e ofensas. As pessoas lá,  como diz o próprio “O Globo” riem um riso culpado com esse tipo de humor.

Nossa sociedade tupiniquim pode ter seus desvios e mazelas, mas ainda não chegamos ao nível doentio e malfadado da sociedade americana.  Com um pouquinho mais de esforço chegaremos lá. O PIG; o assassino de Realengo; malafaias e bolsonaros que o digam.

Chegaremos. 

Não precisa de análise para entender o “novo mau humor” brasileiro: se os EEUU ditam nossas roupas; nosso fast food; nossa língua; nossa medicina; nossas academias; nossa ética política – nossos lobbys ; nossa farmacologia;  porque não ditariam também o nosso humor?

O  Brasil de Oswald e da Semana de 22 começou a ser desconstruído durante a Ditadura, com o triste acordo MEC-USAID. Complementa-se com a economia neo-liberal.

A Mãe Pátria violada em 64 continua parindo os frutos deste estupro.

Portanto, não sou otimista em relação ao futuro do humor brasileiro. Veremos de agora em diante muito humor insultuoso e ofensivo, agradando sobretudo a classe média, neurótica, imprensada,  entre classes e desejos de consumo e destruição. 

Nos EEUU também existem pessoas, grupos e sociedades contra esse tipo de “mau humor”. O capitalismo se alimenta dos dois lados, como de costume.

Em próximo post pretendo expor  como as piadas – hoje consideradas cafonice – fizeram parte das nossas lutas de independência e libertação.

2 comentários:

  1. O Brasil sempre foi um país americanizado.A nova geração curte este tipo de humor "sarcástico".Mas claro que ele tem que ter um certo cuidado para não estar ofendendo ninguém, a ética sempre deve vir em primeiro lugar, isto é uma questão de princípios do caráter da pessoa, a cultura do brasileiro vem mudando muito rápido e aquela imagem do palhaço ingênuo está cada vez mais distante.

    ResponderExcluir
  2. Bela análise Bemvindo. Concordo em número, gênero e grau.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.