02 maio 2011

MORRE O TEATRÓLOGO JOSÉ RENATO PÉCORA

Renato José Pécora, mais conhecido como José Renato, foi um diretor de teatro que teve atuação marcante na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi o fundador e idealizador do Teatro de Arena de São Paulo, responsável pela montagem de Eles Não Usam Black-Tie, considerado marco do teatro dos anos cinquenta, em uma das correntes do nacionalismo no teatro brasileiro.
Foi aluno da primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo. Ao terminar o curso, em 1950, propõe o formato de arena para um espetáculo. O professor e crítico Décio de Almeida Prado apresenta ao diretor o texto de Margot Jones, Theater in The Round. José Renato e Décio então escrevem, em colaboração com Geraldo Mateus Torloni, uma justificativa teórica para o projeto, apresentada como tese no 1º Congresso Brasileiro de Teatro, no Rio de Janeiro, em 1951. Surge daí, em 1955, a partir de uma garagem, a pequena casa de teatro da Rua Teodoro Bayma, o "Teatro de Arena" de São Paulo, em frente a igreja da Consolação, hoje Teatro Experimental Eugênio Kusnet.
Foi também Presidente da Sociedade Brasileira de Autores Tetrais - SBAT. 
Depois de décadas ausentes do palco como ator, José Renato integrou em 2010 o elenco da peça Doze Homens e Uma Sentença.
Tive , como ator, o privilégio de ser dirigido por José Renato em várias peças, entre elas ‘O Santo e o Bicheiro” de João Bethencourt.
O ator faleceu na madrugada do dia 2 de maio de 2011, aos 85 de idade de um infarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.