23 janeiro 2011

A COMISSÃO DA VERDADE NAS ASAS DA PANAIR

Ontem assisti pelo Canal Brasil o “É Tudo Verdade – Panair do Brasil”. Para os mais novos: a Panair era a maior companhia aérea brasileira, toda de capital nacional e preparando-se para ser maior que a Pan American.
A Varig começava a despontar no cenário nacional. Isto em 1964.
Após  o Golpe Militar, auge das arbitrariedades legais neste País, em fevereiro de 1965, sem quê nem pra quê, e sem nada que aparentemente justificasse,  o Governo Militar de uma penada, com um Decreto arbitrário decretou a falência da Panair.
Cinco mil funcionários ficaram desempregados.
A Varig imediatamente passou a operar  com os aviões da Panair. Quando digo imediatamente, digo até mesmo um avião da Panair que estava na pista pronto para decolar para a Europa, já com os passageiros dentro.
Tropas militares ocuparam os hangares da Panair, e os escritórios,  e a Celma, empresa que fazia manutenção dos motores.
Hoje sua sede no Santos Dumont passou a ser sede do 3º Comando Aérea da Aeronáutica
Em minutos 5.000 chefes de família estavam desempregados ,  sem direito a nada, de uma Empresa que não estava sequer solvente e tinha capital para pagar qualquer dívida.
Abrir estes porões é obrigação da Comissão da Verdade, e apurar o que realmente aconteceu.
A Comissão da Verdade deve ser muito mais profunda, ir além do apenas apurar as violências físicas cometidas por maus militares.
Deve apurar todas as violências legais,  todas as tramamóias empresariais, concorrências, monopólios, etc . instalados durante o período da Ditadura.
A  bem da Verdade. Não por  perseguição., Mas a bem da Verdade que o Brasil merece.
Aliás merece de há muito, desde antes da “Independência”. 

6 comentários:

  1. Bem lembrado! A "falência" da Panair dentre todos os escândalos da ditadura na minha visão foi o mais exemplificativo.

    Por causa dos donos da Panair serem sido contra o Golpe militar de 64. Os milicos e seus aliados foram com tudo contra a Panair e outras empresas controladas pelo grupo. Notadamente a distribuidora de café Camal e a TV Excelsior, Esta última na época era a mais assistida e do ponto de vista técnico a melhor Tv Brasileira.

    Verdadeiras arbitrariedades que tem via a tona.

    ResponderExcluir
  2. Está reprisando agora no Canal Brasil. Olha só não sabia que CELMA, hoje GE Celma, entrou nessa também. Morei em Petrópolis, a empresa é uma das que mais gera empregos aqui. E a Varig, 40 anos depois, fez a mesma coisa com seus funcionários, e ainda há muitas ações emperradas de seus ex-funcionários. Excelente artigo, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao documentário do Canal Brasil, parabéns pela divulgação do tema. É importante qua caia no conhecimento do público e, principalmente do público jovem, que graças ao PIG, encara a ditadura como algo sem muita relevância.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessa História, mas acredito fielmente, na ditadura foi onde nasceu ums de seus filhos, Paulo Maluf, Reinaldo de Barros etc.

    E tem gte que diz que não havia corrupção na ditadura rsss, Francamente.deveria ser uma farra , isso sim....

    ResponderExcluir
  5. A Cekma só virou o que virou por causa da PanAir. Meu pai trabalhava lá. Uma empresa nacional que depois do crime foi entregue nas mãos de uma estrangeira. A violencia contra a PanAir foi uma tortura coletiva que a ditadura fez contra 5 mil famílias e a gente ainda ve avenida com nome Rubem Berta, Eduardo Gomes, etc.. Tem um livro que saiu sobre a PanAir, chama Pouso forçado e se não em engano o autor é o mesmo que participou desse documentario.

    ResponderExcluir
  6. Os comentaristas já acrescentaram praticamente tudo, mas dois filhotes da ditadura se deram MUITO bem com essa história: a VARIG e a REDE GLOBO. Herdaram o mercado das empresas líderes de mão beijada por conta da canetada dos militares, perseguindo um grupo empresarial tão bem sucedido. Uma vergonha até hoje sem nenhuma reparação.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.